1
Estimular o consumo mais saudável e hábitos de vida saudáveis, através da capacitação da população
A definição da SEMEAR decorre do compromisso assumido pelo executivo na promoção de “mais saúde e qualidade de vida” para os munícipes e ainda no seguimento do Projeto FOOD TRAILS.
Com esta Estratégia a autarquia pretende promover estilos de vida e alimentação saudáveis assim como escolhas conscienciosas. Atuando junto da comunidade por forma a que adotem no seu dia a dia dietas sustentáveis, saudáveis e nutricionalmente equilibradas, economicamente acessíveis e justas, com um impacto limitado no ambiente, quer através da proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, contribuindo de igual modo para a segurança alimentar e nutricional, bem como para uma vida saudável das gerações presentes e vindouras.
Estimular o consumo mais saudável e hábitos de vida saudáveis, através da capacitação da população
Melhorar a consciência dos riscos ambientais e da sustentabilidade ambiental
Aumentar a consciencialização sobre a biodiversidade marinha local
Disseminar os recursos genéticos e a agrodiversidade no município, promovendo a produção orgânica
Estimular o consumo de produtos locais e sazonais
Preservar a identidade do território através do conhecimento etnográfico e da experimentação de receitas, de forma a definir e promover a dieta mediterrânea atlântica
Nos próximos 4 anos o Município propõe implementar, em colaboração próxima com os seus parceiros, medidas desafiadoras, inovadoras e potenciadoras de alteração de hábitos de vida, para além de manter todas a dinamização dos seus living labs. Estas medidas atuam nas cinco linhas orientadoras: educação sustentabilidade, inclusão, comércio local e trabalho em rede.
– Educação: A aposta do Município do Funchal com a Educação é fundamental e transversal a diferentes áreas e públicos. O projeto educativo municipal apresenta, dirigido a diferentes níveis de públicos, uma oferta muito diversificada de projetos e atividades, que permitem trabalhar desde a área ambiental, à sustentabilidade, às literacias. Destaca-se uma forte aposta ao nível da literacia alimentar, quer ao nível da nutrição, da alimentação consciente e da produção alimentar sustentável, sempre associada à nossa realidade específica e às nossas raízes.
– Sustentabilidade: O compromisso com a sustentabilidade do Funchal é social, económico e ambiental, focado em estimular o investimento, a criação de empregos, o apoio aos mais necessitados e as boas práticas ambientais.
– Inclusão: O Município tem implementado inúmeras medidas promotoras de inclusão em diferentes esferas, como a área social, educativa, cultural, desportivo. A intervenção no âmbito alimentar também é exemplo deste compromisso.
– Promoção do comércio local: A promoção da venda de produtos alimentares locais e sazonais é uma das apostas do Município do Funchal, quer através dos mercados municipais – Lavradores e Penteada – quer através das bancas de fruta distribuídas pela Cidade.
Trabalho em rede: A potenciação de sinergias é um eixo fundamental para construir e implementar uma estratégia alimentar. O trabalho em rede concretiza-se em 3 esferas distintas:
A nível europeu: com os parceiros do Projeto Food Trails e a Universidade da Madeira, através do ISOPlexis – Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar.
A nível regional: com a ERPASS – Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura.
A nível local: com associações, escolas, instituições, empresas públicas e privadas.
A metodologia que serviu de base para a construção da estratégia assentou na aplicação de diferentes e diversificadas ferramentas, essencialmente de cariz participativo, nomeadamente:
– Levantamento de informação documental e dados estatísticos relevantes para a estratégia, de projetos e instituições com trabalho desenvolvido na área da economia circular, da sustentabilidade e da alimentação saudável e inclusiva e identificação de agentes (associações, produtores, instituições) com atividade ou interesse neste âmbito.
Estes living labs, um de cariz educativo e outro social, foram construídos em parceria, e permitem, através de uma abordagem de co-criação feita pelo usuário integrar diferentes processos de pesquisa e inovação. São exemplos disso, o trabalho desenvolvido na Pólo/ horta pedagógica da Penteada ou no Centro Comunitário Music@rte sob gestão da Empresa Municipal SocioHabitaFunchal.
Inquirimos a comunidade escolar participante nas atividades de literacia alimentar acerca aos seus hábitos alimentares.
Estas metodologias de participação foram realizadas à população em geral, através de atividades levadas a cabo em semanas temáticas, e ou eventos subordinados ao tema da alimentação saudável, desde 2020.
Reuniões de trabalho com os parceiros e com outros Stakeholders para a obtenção de contributos para a elaboração da Estratégia: Parceiros institucionais, Associações, Produtores, Nutrição/Produção e Plataformas/Comercialização. Os focus groups foram organizados de acordo com o seguintes participantes:
-Divisão de Educação – CMF, Divisão de Ciência, Divisão de Valorização Social – CMF, DRAAC – Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Isoplexis/UMA, Plano D, Sociohabita Funchal E.M., ERPASS – Direção Regional da Educação e Direção Regional da Saúde, Banco Alimentar, SociohabitaFunchal E.M., Rede Europeia Anti-Pobreza, Centro de Apoio ao Sem Abrigo, Assistência Médica Internacional, Conselho Municipal da Juventude, A Casa do Voluntário, Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos Madeira, Unidade de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da CMF, Departamento de Espaços Verdes e Ação Climática, Departamento de Economia, Turismo e Mercados, ERPASS – Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Grupo Sousa, Associação Vegmadeira, Gertal, Friic, Associação de Desenvolvimento de Santo António, Junta de Freguesia de Santo António, Junta de Freguesia de S. Martinho, Vantastic Food Truck e Prossumidores.
– Campanhas de Literacia Alimentar.
– Implementação de um espaço comum para a temática da alimentação: Centro de Ciências Experimentais.
– Promoção de eventos anuais, que tenham como objetivo sensibilizar para sistemas alimentares sustentáveis.
– Promoção de sessões de Showcooking saudável/ workshops de cozinha.
– Criação de uma página de internet sobre a Estratégia da Alimentação do Funchal – SEMEAR.
– Disseminação da alimentação mediterrânica como um modelo alimentar diversificado.
– Sensibilização para a importância da compostagem.
– Promoção da divulgação de hortas/explorações agrícolas com boas práticas ambientais.
– Sensibilização para a compra/consumo de produtos locais e sazonais.
– Divulgação do calendário sazonal da fruta e dos legumes regionais junto da população.
– Promoção de concurso na área da restauração e similares no concelho do Funchal, que fomente a utilização de produtos locais ou identitários da Madeira, mantendo e/ou recriando pratos tradicionais.
– Redução do Desperdício Alimentar.
– Promoção de atividades de literacia alimentar junto a associações/ grupos vulneráveis.
– Promoção de um concurso anual que promova hábitos de vida saudável através de ementas e pratos das hortas sociais, comunitárias e verticais.
– Elaboração de um e-book de receitas saudáveis e económicas.
– Articulação entre as estratégias regional e municipal por forma a promover uma alimentação saudável e segura.
– Criação de plataforma online para aproximação entre produtores e consumidores.
– Criação de um Conselho Alimentar Municipal ou outra estrutura que o substitua.
Departamento de Educação e Valorização Social
educacao@funchal.pt
+351 291 233 922
Rua 5 de Outubro, nº61 – 3ª andar
9000-079 Funchal