O Município do Funchal recebeu uma equipa do Projeto europeu Food Trails, entre os dias 29 e 31 de março, constituída por representantes da Cidade de Bergamo, da organização Eurocities e das Universidades de Cardiff University e @Wageningen University & Research .
Foi objetivo desta visita conhecer in loco as boas práticas e o trabalho que está a ser desenvolvido no Funchal no âmbito da abordagem transversal à educação alimentar e governança, com especial destaque para as atividades e recursos educativos criadas e implementadas pelo Município no âmbito da promoção da educação alimentar, bem como dar a conhecer os diversos parceiros do projeto.
O primeiro dia ficou marcado pela apresentação de vários projetos e das áreas de atuação pelos departamentos municipais como o Programa eco-escolas, Concurso “Uma escola, um jardim”, as atividades educativas Museu de História Natural e Biologia Marinha e pelas visitas aos projetos da horta bio da
Escola HBG, participante no concurso municipal “Uma Escola, um Jardim” e ao “Living Lab” da Penteada, um espaço de aprendizagem e de partilha em torno da sustentabilidade alimentar, e a apresentação dos recursos educativos desenvolvidos, sob a responsabilidade da Divisão de Educação do Funchal.
No segundo dia tiveram a oportunidade de visitar o Centro Comunitário Music@rte – Centro Comunitário sob responsabilidade da Empresa Municipal SocioHabita Funchal, ao projeto piloto de compostagem comunitária em Santo Amaro, e ao Mercado dos Lavradores.
A Sala da Assembleia Municipal foi palco das apresentações dos projetos municipais das hortas urbanas, compostagem comunitária, e das atividades educativas do Parque Ecológico do Funchal. Foram ainda apresentados os projetos do parceiro Universidade da Madeira, através do ISOPlexis – Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar e a Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura promovida pelo Governo Regional.
O último dia de visita foi dedicado à apresentação do projeto da
VegMadeira que tem como principal objetivo promover e divulgar práticas alimentares saudáveis e sustentáveis.
Ao fim de 3 dias de trocas de experiências a equipa visitante realçou como boas práticas a replicar no seu território a qualidade e abrangência do projeto educativo municipal do Funchal, a intervenção social realizada nos bairros sociais, a qualidade das atividades e recursos educativos produzidos no âmbito da literacia alimentar e a articulação de grande proximidade com as escolas, nomeadamente ao nível da oferta formativa para docentes.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!